Sorocaba (AE) – A Justiça concedeu mais três liminares ontem para a reintegração de posse das fazendas invadidas por integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado. Desde sábado, 9 fazendas foram ocupadas pelos sem terra. O MST informou que pretende cumprir as ordens de despejo, mas fará novas ocupações.
Ontem, a Justiça de Mirante do Paranapanema mandou desocupar as fazendas São Luiz e São Francisco. O juiz Daniel Ribeiro de Paula considerou abusiva a ação e determinou a imediata reintegração dos proprietários, na posse dos imóveis. A Justiça de Teodoro Sampaio também concedeu liminar em favor de Daniel Luizari, da Fazenda Santa Luzia, naquele município.
Na segunda feira, já tinha sido dada a liminar para a desocupação da Fazenda Nossa Senhora das Graças em Presidente Wenceslau. Outras ordens de despejo podem ser expedidas amanhã. O coordenador regional do MST, Vaguivar Nunes da Silva, disse que o movimento vai cumprir as liminares à medida que elas forem chegando. Segundo ele, o MST pretende apenas negociar prazo para retirada das famílias. Mas as ações não vão parar, afirmou. ?Saímos de uma área e entramos em outra, pois a luta só está começando.?