continua após a publicidade

Brasília – O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Jorge Maurique, divulgou ontem uma lista com os indicados pela Ajufe para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público. Maurique entregou a lista ontem à noite ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal.

A Ajufe abriu consulta interna em seu site para que os interessados se inscrevessem e 29 juízes enviaram currículos para concorrer a uma vaga no CNJ, enquanto 27 se candidataram ao Conselho do MP.

Maurique reforçou a posição favorável da Ajufe à criação do CNJ, tirada em assembléia geral dos juízes federais em 1999, e também afirmou que a entidade apóia a participação de integrantes externos ao Judiciário para compor o conselho, medida que está sendo combatida pelos magistrados estaduais em ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF).

continua após a publicidade

"Existem excelentes nomes fora do Judiciário com capacidade para pensar em melhorias do sistema judicial visando o benefício da nação", afirma Maurique, dando como exemplo os professores universitários da área do Direito. "A contribuição de especialistas externos é salutar e bem-vinda", completou.

continua após a publicidade