Juízes divulgam lista para Conselho de Justiça

Brasília – O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Jorge Maurique, divulgou ontem uma lista com os indicados pela Ajufe para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público. Maurique entregou a lista ontem à noite ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal.

A Ajufe abriu consulta interna em seu site para que os interessados se inscrevessem e 29 juízes enviaram currículos para concorrer a uma vaga no CNJ, enquanto 27 se candidataram ao Conselho do MP.

Maurique reforçou a posição favorável da Ajufe à criação do CNJ, tirada em assembléia geral dos juízes federais em 1999, e também afirmou que a entidade apóia a participação de integrantes externos ao Judiciário para compor o conselho, medida que está sendo combatida pelos magistrados estaduais em ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Existem excelentes nomes fora do Judiciário com capacidade para pensar em melhorias do sistema judicial visando o benefício da nação", afirma Maurique, dando como exemplo os professores universitários da área do Direito. "A contribuição de especialistas externos é salutar e bem-vinda", completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo