Um jovem de 17 anos foi detido pela Polícia Militar enquanto lançava celulares para dentro de uma penitenciária com o uso de arco e flechas, na madrugada desta quarta-feira, em Charqueadas, na região metropolitana de Porto Alegre. A tentativa de fornecer telefones móveis aos presos foi descoberta porque uma das flechas atingiu um vigilante que estava junto ao muro. Um grupo de policiais militares passou a vasculhar os arredores e encontrou o adolescente num matagal próximo.
O jovem foi levado à Delegacia de Polícia de Charqueadas e liberado depois da registro da ocorrência, feito na presença de familiares. A polícia passou a investigar informações dadas pelo próprio adolescente. Ele teria sido convencido por uma quadrilha de Canoas, também na região metropolitana de Porto Alegre, a fazer treinamento e depois lançar celulares amarrados à ponta das flechas para dentro do presídio, mediante o pagamento de R$ 800 pela operação. Funcionários do presídio ainda procuram pelos quatro celulares que o jovem diz ter conseguido arremessar para o lado interno dos muros.
Nas ruas, uma equipe de policiais tenta localizar os três homens que teriam levado o jovem para perto da penitenciária e também a quadrilha que teria contratado o serviço. O policial atingido por uma das flechas não ficou ferido.