O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou ontem que vê com cautela as pesquisas eleitorais de segundo turno em São Paulo e Porto Alegre. Enquanto participava de uma caminhada em Caxias do Sul (RS), o dirigente nacional do partido afirmou que o PT não deve ficar estressado por causa de levantamentos sobre intenção de voto.
“Temos que ir para a campanha para ganhar. Acho que você reverte pesquisa na rua, no corpo a corpo, no bom desempenho na televisão e nos debates”, ponderou.
Em São Paulo, os levantamentos indicam o candidato tucano José Serra 13 pontos percentuais à frente da petista Marta Suplicy. Em Porto Alegre, o primeiro lugar nas pesquisas alterna-se entre o petista Raul Pont e o candidato do PPS, José Fogaça. “Tem que ter cautela, porque as pesquisas podem ser muito divergentes e contraditórias”, disse Genoino.
Na avaliação do líder do PT, o segundo turno vai polarizar a disputa entre projetos políticos distintos, o que deve favorecer os candidatos petistas. Em ambas as capitais, os candidatos do PT representam uma administração bem avaliada, ao passo que os adversários passaram o primeiro turno atacando as gestões e se apoiando nos governadores aliados, Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo e Germano Rigotto (PMDB) no Rio Grande do Sul.
São Paulo
Pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira na Folha de S.Paulo mostra que a aprovação ao governo da prefeita Marta Suplicy chegou ao seu ápice: 48% dos paulistanos consideram sua administração ótima ou boa – maior taxa desde o início de seu governo, em 2001 e segundo maior índice de satisfação obtido por um prefeito em final de mandato na cidade de São Paulo, só atrás da taxa de Paulo Maluf, em 1996.
Porto Alegre
Os resultados das duas primeiras pesquisas eleitorais para o segundo turno em Porto Alegre apresentam divergências com alternância no primeiro lugar entre o petista Raul Pont e candidato das oposições José Fogaça (PPS). No segundo turno, o candidato do PPS obteve 51,3% das intenções de voto, ultrapassando os 41,7% de Pont, detectados pelo Centro de Pesquisa do jornal Correio do Povo.
A situação apontada pelo levantamento Cepa/Ufrgs, publicado pelo jornal Zero Hora, é diferente e aponta um empate técnico. Fogaça aparece em segundo lugar com 44,3% contra 45,1% de Pont. As duas pesquisas foram divulgadas no sábado (dia 9). O Correio do Povo trabalha com uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais. Foram entrevistados 1.500 eleitores. O Cepa/Ufrgs ouviu 625 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.