José Dirceu reconhece que exagerou em ataques a FHC

Brasília – O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, conversou ontem por telefone com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para desfazer mal-entendidos nas respostas às declarações do ex-presidente ao jornal espanhol “El País”. Dirceu reconheceu os excessos ao falar dos netos e da biblioteca do ex-presidente.

Segundo a Assessoria da Casa Civil, Fernando Henrique esclareceu que ao dar a entrevista para o jornal não sabia da viagem do presidente Lula à Espanha. Os dois reiteraram o apreço de um pelo outro, apesar de terem posições diferentes.

O primeiro contato com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi feito por intermédio do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, uma vez que Fernando Henrique se encontra naquele país desenvolvendo pesquisas. Mas o retorno da ligação de Fernando Henrique aconteceu no início da noite.

O desentendimento entre Dirceu e Fernando Henrique aconteceu na última sexta-feira (24). Ao desembarcar na Espanha para receber o prêmio Príncipe de Astúrias, o presidente Lula foi surpreendido com críticas ao seu governo feitas pelo ex-presidente ao jornal espanhol El País. Fernando Henrique disse na entrevista que estava surpreso pela “falta de imaginação” do governo Lula e afirmou que a principal bandeira do atual presidente – o combate a fome – não tinha se conseguido sair do papel.

Dirceu reagiu de forma dura. Na Espanha, ele disse que o ex-presidente tinha que “cuidar da biblioteca, da memória da sua Presidência e dos seus netos”. O ministro pediu paciência a Fernando Henrique e enfatizou que o ex-presidente não conseguiu, em oito anos de governo, realizar as principais ações já feitas por Lula feitas em apenas nove meses.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo