Três anos depois te ter o mandato de deputado cassado – no auge do escândalo do mensalão -, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirma ter convicção de que será absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante entrevista por e-mail ao jornal O Estado de S. Paulo, ele afirmou que se o STF der sinais que o julgamento pode ficar para 2013 ou 2014 pedirá anistia. “A rigor eu tenho direito à anistia, porque a Câmara me cassou sem provas. Mas tomei a decisão de não fazê-lo até ser julgado pelo STF. E tenho certeza de que a absolvição vai acontecer”.

continua após a publicidade

José Dirceu avaliou que sua substituta no posto de braço direito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rousseff, tem “grande” chance de emplacar como candidata do PT à Presidência em 2010, e que os tucanos agem como se o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) – principal pré-candidato da oposição -, já tivesse sido eleito. “Essa história está distante da realidade. O Serra tem de conquistar Minas e Rio, porque o Norte e Nordeste ele não vai conquistar. E Minas e São Paulo serão os Estados mais afetados pela crise”, afirmou.

O ex-ministro disse ainda que gostaria de volta “plenamente” à atividade política, mas não tem projetos sobre o que vai fazer. “Faço atividade política, nunca deixei de fazer. Participo do debate político do País com meu blog (www.zedirceu.com.br), com entrevistas, palestras. Gostaria de voltar plenamente à atividade política, mas não tenho projetos sobre o que vou fazer. Meu projeto agora é me defender, provar minha inocência. ” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade