Brasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quinta-feira (9) a parlamentares aliados que critérios técnicos serão levados em conta na escolha da nova diretoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e os cargos não serão ocupados apenas por indicados políticos. A informação é do líder do governo na Câmara dos Deputados, José Múcio (PTB ? PE).
?Ele garantiu que os critérios serão técnicos?, afirmou Múcio após reunião do Conselho Político, formado pelos líderes dos 11 partidos da base governista, com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia.
O líder afirmou ter questionado Jobim sobre como é feita a seleção dos superintendentes para os aeroportos. ?Ele disse que os critérios estão tendo um grau de rigidez elevado. Não é apenas um cidadão ser indicado e alguém ser nomeado, precisa de alguns requisitos?, completou.
As mudanças na Infraero, empresa responsável pela administração dos aeroportos, começaram esta semana, quando Sérgio Gaudenzi assumiu a presidência da estatal no lugar de José Carlos Pereira.
Na reunião, realizada no Palácio do Planalto, Jobim apresentou medidas para conter a crise aérea, como a reforma da pista principal do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que deve começar em setembro.
A obra em Guarulhos é uma alternativa para reduzir o tráfego aéreo em Congonhas, aeroporto localizado numa zona residencial bastante populosa da capital paulista onde já houve dois graves acidentes com aviões da TAM, o último deles no mês passado, que causou a morte de 199 pessoas.
