O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quarta-feira (8) em audiência na CPI do Apagão Aéreo do Senado que começará a examinar a questão dos controladores de vôo esta semana. "Eles estão sossegados por hora", disse o ministro, justificando que ainda não havia tido tempo para tratar do assunto. Mas ele lembrou que já foi autorizada a contratação de novos controladores.
Jobim informou também que deve marcar para a semana que vem uma conversa com os presidentes das companhias aéreas. "Precisamos de parceiros para resolver os problemas. Precisamos ter união para construir uma solução", disse. O ministro ainda anunciou que irá determinar ao comando da Aeronáutica um levantamento dos aeroportos do País para fixar regras de zoneamento urbano na periferia desses locais.
Segundo ele, o objetivo é evitar que ocorra o mesmo que Congonhas onde não há possibilidade de expansão das pistas e mesmo no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na grande São Paulo onde a construção da terceira pista enfrenta dificuldades por causa de casas que foram construídas nas redondezas do aeroporto.