Brasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que aprentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma revisão do modelo institucional do setor aéreo.
"A questão é a revisão que eu vou propor ao presidente da República de todo modelo institucional da questão aérea, inclusive em relação às competências e o modelo da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]".
Jobim fez a afirmação depois de participar de cerimônia no Palácio do Planalto para lançamento de projeto-piloto para facilitar oferta de emprego a militares temporários licenciados.
Ontem, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu que os cargos de dirigentes e conselheiros das agências reguladoras não sejam "intocáveis", a exemplo dos cargos de Presidente da República e do Legislativo. Atualmente, os diretores não podem ser demitidos, só em caso de renúncia ou processo transitado e julgado.
Antes da cerimônia, Jobim participou de reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Estamos tentado recompor toda malha aérea e solver a crise aérea", afirmou. Ele acrescentou que está sendo privilegiada a terceira pista do aeroporto de Guarulhos (SP). De acordo com o Ministério da Defesa, a pista principal de Guarulhos ficará interditada da próxima segunda-feira (20) até 10 de outubro, para reforma em uma faixa de 1.400 metros na parte central.
O cronograma prevê ainda que a conclusão das ranhuras (grooving) na pista principal de Congonhas será antecipada de 25 de setembro para 6 de setembro, mediante aumento de 3 horas na realização do trabalhos, atualmente feito entre 23h e 6 da manhã. Com isso, haverá menos necessidade de desvios de vôos de Congonhas para Guarulhos em dias de chuva.