Jobim deve propor a Lula revisão do modelo institucional do setor aéreo

Brasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que aprentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma revisão do modelo institucional do setor aéreo.

"A questão é a revisão que eu vou propor ao presidente da República de todo modelo institucional da questão aérea, inclusive em relação às competências e o modelo da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]".

Jobim fez a afirmação depois de participar de cerimônia no Palácio do Planalto para lançamento de projeto-piloto para facilitar oferta de emprego a militares temporários licenciados.

Ontem, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu que os cargos de dirigentes e conselheiros das agências reguladoras não sejam "intocáveis", a exemplo dos cargos de Presidente da República e do Legislativo. Atualmente, os diretores não podem ser demitidos, só em caso de renúncia ou processo transitado e julgado.

Antes da cerimônia, Jobim participou de reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Estamos tentado recompor toda malha aérea e solver a crise aérea", afirmou. Ele acrescentou que está sendo privilegiada a terceira pista do aeroporto de Guarulhos (SP). De acordo com o Ministério da Defesa, a pista principal de Guarulhos ficará interditada da próxima segunda-feira (20) até 10 de outubro, para reforma em uma faixa de 1.400 metros na parte central.

O cronograma prevê ainda que a conclusão das ranhuras (grooving) na pista principal de Congonhas será antecipada de 25 de setembro para 6 de setembro, mediante aumento de 3 horas na realização do trabalhos, atualmente feito entre 23h e 6 da manhã. Com isso, haverá menos necessidade de desvios de vôos de Congonhas para Guarulhos em dias de chuva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo