Jarbas vai trabalhar na coordenação da campanha de Serra

O governador reeleito de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB) vai trabalhar na coordenação da campanha do segundo turno do presidenciável tucano José Serra. Jarbas recebeu e aceitou o convite feito hoje às 9h30, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, por telefone. O governador lembrou que antes do resultado da eleição e do pedido do presidente ele já havia se colocado à disposição de Serra.

Jarbas disse que para desempenhar sua função na campanha poderá se licenciar do cargo. Ele vai passar quatro dias em Portugal, descansando, e no início da próxima semana viaja a São Paulo ou Brasília. ?Se for para eu ficar pelo Nordeste não preciso me afastar do cargo, mas se eu tiver que passar alguns dias em São Paulo, entrego o cargo ao vice-governador Mendonça Filho (PFL) para não prejudicar o governo estadual?, afirmou em entrevista coletiva, ao lado dos dois candidatos eleitos para o Senado na sua coligação, o vice-presidente Marco Maciel (PFL) e o deputado federal Sérgio Guerra (PSDB).

A coligação governista também elegeu 16 deputados federais (de uma bancada de 25) e pelo menos 22 deputados estaduais (de um total de 49). Os três deputados federais e os quatro deputados estaduais mais votados no Estado pertencem à aliança, formada pelo PMDB/PFL/PSDB/PPB.

Inocêncio e Serra – O governador informou que o trabalho de convencimento em favor da candidatura Serra já começou e a primeira adesão conquistada foi a do líder do PFL na Câmara, deputado federal Inocêncio Oliveira, que formou uma dissidência de apoio a Ciro Gomes (PPS). Inocêncio se comprometeu com o apoio a Serra, segundo o governador, depois de ser procurado por ele e Maciel. ?Vamos fazer isso com outros apoios em Pernambuco?, informou o governador, acrescentando que ?se houver condições?, vai falar também com o presidente nacional do PPS, senador Roberto Freire, que se elegeu deputado federal com o seu apoio.

Para Jarbas, a campanha do segundo turno será ?uma bela batalha?, com dois candidatos qualificados, com campanhas bem estruturadas no primeiro turno, capazes e com serviços prestados ao País. ?Só que um tem melhor qualificação que o outro, tem experiência administrativa que o outro não tem?, comentou. ?Mas não tenho dúvida que será uma campanha de alto nível que irá chamar a atenção do Brasil e do mundo?.  Ele considerou fundamental a realização de debates entre os candidatos porque irão mostrar ?quem tem mais condições, mais conhecimento nacional e o que está mais direcionado para o contexto internacional?.

Marco Maciel vai defender, na reunião da executiva do PFL, na quarta-feira, o apoio a Serra, ?que tem maior proximidade com o partido?. Ele preferiu não comentar se irá conversar com Antonio Carlos Magalhães (ACM) e José Sarney (que se manifestaram favoráveis a Lula) ou se a tendência do partido será a de aceitar as dissidências.

O governador contou que, no telefonema, o presidente Fernando Henrique o parabenizou e disse que ?como uma pessoa com experiência e vitoriosa, ele teria algo a dar à campanha?. Jarbas foi o nome escolhido por Serra para ser o candidato a vice na sua chapa. Ele desistiu da proposta pressionado pelos correligionários pernambucanos, para garantir a união da coligação estadual e o êxito nas urnas.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo