Itaipu reabre vertedouro depois de um ano em função de excesso de chuvas

A Itaipu Binacional, responsável pela operação da maior hidrelétrica do Brasil, reabriu na última sexta-feira, 10, o vertedouro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). A medida, realizada pela primeira vez desde o dia 23 de junho de 2014, foi considerada necessária em função do grande volume de chuva das últimas semanas e da expectativa de mais incidência pluviométrica no decorrer da próxima semana.

Ao reabrir o vertedouro, a Itaipu permite o vertimento da água pela estrutura da hidrelétrica, de forma a garantir um maior controle operacional sobre o volume de água mantida no reservatório. Segundo a empresa, o maior vertimento nos últimos três dias foi registrado hoje, quando o escoamento chegou a 7 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a quase 5 vezes o volume das Cataratas do Iguaçu.

Diante da expectativa de mais chuva ao longo da semana, é esperado que o vertedouro seja reaberto em outras oportunidades durante o período. “Embora a Itaipu esteja operando na cota normal, entre 219 e 220,30 metros acima do nível do mar, a reabertura do vertedouro foi decidida como medida preventiva”, informou hoje a companhia. Às 10 horas deste domingo, 12, Itaipu operava com a cota de 219,71 metros acima do nível do mar, número que deve subir ao longo da semana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo