A Usina Hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, recebeu recorde de público neste domingo, 22. Mais de 10 mil pessoas visitaram o local para assistir à abertura das três calhas do vertedouro.
Com a abertura, a vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. A administração da usina explicou que essa água é excedente e que não pode ser usada para a geração de energia elétrica, “porque o reservatório está no nível máximo”.
Veja o vídeo da abertura dos vertedeouros
Abertura dos vertedouros 22/11/2015
Acompanhe agora o momento exato da abertura dos vertedouros da Itaipu.#itaipu #revista100fronteiras #100fronteiras
Posted by 100 Fronteiras on Monday, November 23, 2015
Nos dois lados da usina, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro.
Munidos de câmaras fotográficas, smartphones e paus de selfie, cada um procurava o melhor espaço para garantir o ângulo perfeito, mas o que importava mesmo era caber na foto.
Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. A procura superou a expectativa, segundo a empresa que administra Itaipu.
Para o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu, o movimento surpreendente mostra uma grande aproximação de Itaipu com a região.
“A cada evento, os moradores têm comparecido em grande número. Organizamos uma logística especial para atender turistas e moradores de Foz e região. Mais de 25 ônibus foram mobilizados para fazer o leva e traz das pessoas do Centro de Recepção do Visitante até o vertedouro”, declarou Piolla.
Vertimento
Itaipu abriu as três calhas neste domingo para testes operacionais. O vertimento começou às 10 horas e prosseguiu até as 14 horas. O máximo de vertimento chegou a 11.158 metros cúbicos de água por segundo, pela manhã. A vazão permanece em uma das calhas pelo menos pela próxima semana.