São Paulo (AE) – Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior, de 34 anos, irmão do líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi preso em operação do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), na noite de terça-feira, no Tatuapé, zona leste da capital. Ele era o responsável pela compra e distribuição de armamentos para integrantes da facção.
Camacho Júnior, conhecido como Júnior, divide com Marcola o comando do PCC e é um dos homens de confiança do irmão, que está preso desde 1999. Júnior é um dos fugitivos do Complexo do Carandiru, em 26 de novembro de 2001. Ele escapou da cadeia com mais 101 detentos, por um túnel. Desde então, ele era o líder do PCC mais procurado pela polícia brasileira. Camacho Júnior foi detido na Rua Curupá, no Jardim Têxtil, quando entrava em um carro. Ele confirmou, de imediato, ser irmão de Marcola, mas foram colhidas impressões digitais para a confirmação da identidade.
PCC
O PCC foi fundado em 1993 por detentos do Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Taubaté, no interior paulista, mas a facção criminosa só foi reconhecida em 2001.