Trinta menores da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) em Cariacica, no Espírito Santo, se rebelaram e tomaram 31 pessoas como reféns, sendo que 16 já foram liberadas, informou a Polícia Militar (PM). O movimento dentro da unidade começou na tarde de ontem durante apresentação de uma banda de idosos que participavam de uma confraternização do Dia Nacional da Consciência Negra.
Os internos reivindicam visitas íntimas e exigem a liberação de alimentos trazidos por familiares dentro dos chamados “malotes”. Entre os reféns estão agentes educativos, professores, pedagogos e músicos da banda de congo Amores da Lua, composta na sua totalidade por idosos. Logo no começo do motim um dos agentes educativos levou uma pancada na cabeça e foi liberado. Medicado, ele passa bem.
A água e luz foram cortados da unidade, mas, com a liberação gradual dos reféns, o religamento foi feito. Alguns colchões foram incendiados pelos adolescentes. As negociações haviam sido suspensas, mas foram retomadas no começo da manhã de hoje. A Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) atende adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 18 anos e, em casos expressos em lei, até 21 anos.