Internada por determinação judicial, a adolescente V.R., de 15 anos, ingeriu 100 mililitros de suco de frutas. Com anorexia nervosa, ela está internada desde segunda-feira em Feira de Santana (BA), contra a vontade da família. A Justiça acatou pedido de internação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade. A menina é acompanhada pelo Caps há três meses. Segundo a família, ela começou a apresentar sinais da doença aos 13 anos, quando fez uma dieta para tentar ser modelo.
Segundo a análise da equipe que acompanha a adolescente, ela apresenta melhora no estado geral, está ativa, animada e se movimenta sem precisar de ajuda. ?Ela ainda não aceita comida, com exceção de chocolate, e continua sendo alimentada via sonda? afirma a diretora do hospital, Carmem Silvana. De acordo com ela, V. precisa ganhar pelo menos 10 quilos para voltar a ?padrões relativamente normais? de peso. ?A cura depende dela. Está tendo assistência. O problema pode levar algum tempo para ser resolvido, pois é psiquiátrico. Ela está tomando medicamentos psiquiátricos e sendo assistida por psicólogos.
Quando começou a ser tratada, V., de 1,58 metro, pesava 39 quilos e na semana passada chegou a 35. A coordenadora do Caps, Ribevânia Cunha, decidiu enviar o pedido de internação ao juizado. ?Ela só se alimentou por sonda por duas semanas e a indicação médica para o internamento dela já existia, mas os familiares não a levaram ao hospital, alegando diversos motivos? afirma Ribevânia.