Protesto

Integrantes do MST invadem gráfica do jornal O Globo

O parque gráfico do jornal O Globo, no Rio de Janeiro, foi invadido por integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) na manhã desta quinta-feira (8). De acordo com o próprio O Globo, eram cerca de 400 manifestantes, a maioria mulheres, que chegaram em dez ônibus. Havia pessoas armadas com facão. O comboio parou no estacionamento pára visitantes, cujo acesso é livre, e invadiu o prédio. Os seguranças da empresa não impediram o ato.

Segundo o jornal, os manifestantes fizeram pichações de mensagens políticas em vidraças, sofás, paredes e piso. Foi ateado fogo em pneus, ao redor de um totem com o nome do jornal. A ação foi gravada e divulgada em redes sociais. O grupo permaneceu na gráfica por cerca de 30 minutos. Ninguém ficou ferido.

Repúdio à ocupação

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiaram a invasão sofrida pelo jornal O Globo. Em nota conjunta, as entidades afirmaram que “é inadmissível que um grupo, que se diz defensor das causas sociais, ameace e ataque profissionais e meios de comunicação que cumprem a missão de informar a sociedade sobre assuntos de interesse público”. A nota ainda pede a apuração dos fatos com punição dos responsáveis, para que atos de vandalismo como este não se repitam.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo