Brasília – Até o fim deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai entregar dez agências novas à população, com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento e agilizar o andamento dos processos.  Também serão contratados mais 250 médicos peritos para ajudar no atendimento. As medidas fazem parte do Plano de Ações Prioritárias do Ministério da Previdência Social.

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Atualmente existem 1.163 agências da Previdência Social e, até junho de 2008, todas vão receber equipamentos de segurança como: detectores de metais e campainhas de alarme nas salas de perícia. O INSS também vai ampliar o serviço de segurança física, com a contratação de mais 300 vigilantes.

Para agilizar a liberação dos processos, foram criados grupos de trabalho e ampliada a jornada dos funcionários envolvidos com o setor. De abril a agosto deste ano, 24,8% dos 470 mil processos que estavam travados já foram analisados e encaminhados. De acordo com o diretor de Atendimento Substituto do INSS, Evandro Diniz, a meta é que a partir do ano que vem os requerimentos sejam analisados no prazo máximo que a lei determina, 45 dias.

Outra medida em andamento é a Central de Atendimento do INSS, que recebe cerca de sete milhões de ligações por mês. ?A central foi ampliada e pode fazer até 10 milhões de atendimentos por mês. Ela ajudou a reduzir as filas e também fez com que os segurados não perdessem tempo para ir às agências tirar dúvidas simples?, diz o diretor. A central funciona de segunda a sábado pelo telefone 135. O segurado pode tirar dúvidas, fazer agendamentos, denúncias e reclamações.

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Segundo Diniz, até o final do ano também serão entregues agências da Previdência Social especializadas em benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez e auxílio-doença), o que vai agilizar ainda mais o atendimento, já que os pedidos desse tipo de benefício representam 60% dos novos requerimentos.