INSS entrega à população dez novas agências até o fim do ano

Brasília – Até o fim deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai entregar dez agências novas à população, com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento e agilizar o andamento dos processos.  Também serão contratados mais 250 médicos peritos para ajudar no atendimento. As medidas fazem parte do Plano de Ações Prioritárias do Ministério da Previdência Social.

Atualmente existem 1.163 agências da Previdência Social e, até junho de 2008, todas vão receber equipamentos de segurança como: detectores de metais e campainhas de alarme nas salas de perícia. O INSS também vai ampliar o serviço de segurança física, com a contratação de mais 300 vigilantes.

Para agilizar a liberação dos processos, foram criados grupos de trabalho e ampliada a jornada dos funcionários envolvidos com o setor. De abril a agosto deste ano, 24,8% dos 470 mil processos que estavam travados já foram analisados e encaminhados. De acordo com o diretor de Atendimento Substituto do INSS, Evandro Diniz, a meta é que a partir do ano que vem os requerimentos sejam analisados no prazo máximo que a lei determina, 45 dias.

Outra medida em andamento é a Central de Atendimento do INSS, que recebe cerca de sete milhões de ligações por mês. ?A central foi ampliada e pode fazer até 10 milhões de atendimentos por mês. Ela ajudou a reduzir as filas e também fez com que os segurados não perdessem tempo para ir às agências tirar dúvidas simples?, diz o diretor. A central funciona de segunda a sábado pelo telefone 135. O segurado pode tirar dúvidas, fazer agendamentos, denúncias e reclamações.

Segundo Diniz, até o final do ano também serão entregues agências da Previdência Social especializadas em benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez e auxílio-doença), o que vai agilizar ainda mais o atendimento, já que os pedidos desse tipo de benefício representam 60% dos novos requerimentos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo