A partir de quinta, 8,3 milhões de beneficiários terão o pagamento de dezembro antecipado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os Estados. Amanhã, serão pagos os benefícios com final um e que recebem até um salário mínimo.
Pelo acordo do INSS com os bancos, todos os benefícios com finais de um a 5 e com valor de até um salário mínimo passarão a receber, mensalmente, nos últimos cinco dias úteis do mês. Para todos os outros, inclusive os que recebem acima do piso nacional o pagamento continuará sendo feito nos cinco primeiros dias úteis de cada mês.
A antecipação do pagamento é resultado do acordo entre o governo e os bancos conveniados e foi determinada pela Medida Provisória 404, publicada no último dia 12 de dezembro. Para evitar acúmulo de pessoas nos bancos em dias de expediente reduzido, como a véspera do Natal (24 de dezembro) e a Quarta-Feira de Cinzas, a MP estabelece que serão considerados dias úteis apenas aqueles nos quais o expediente bancário seja realizado com horário normal de atendimento.