INSS alerta para novo golpe

O INSS está alertando a população sobre golpes praticados em Curitiba e Região Metropolitana. De acordo com a chefe da Divisão de Benefícios do INSS, Silvana Duleba, o instituto recebeu denúncias de que pessoas, agindo de má-fé, estão procurando os segurados em suas casas e se identificando como servidores do órgão público. Com documento de protocolo, os golpistas ficam com poderes para representar o beneficiário. Por falta de atenção e de informação sobre o funcionamento do instituto, essas pessoas acreditam nos procedimentos apresentados pelo falso servidor e caem no golpe.

Segundo uma pessoa que não quis ser identificada, e que se apresentou no INSS, uma quadrilha tem agido há bastante tempo na região de Pinhais. Moradores da Vila Antonieta foram enganados por esses golpistas e forneceram seus dados. “Não foi a primeira denúncia que recebemos. Há bastante tempo isso vem acontecendo. Nesse caso específico, o suposto servidor do INSS levava o formulário de procuração para o beneficiário já preenchido e conseguia todos os dados pessoais. Como os formulários são gratuitos, isso facilitou o golpe”, diz Silvana.

Os segurados lesados por golpistas devem prestar queixa na delegacia mais próxima, para que a investigação possa ser aberta e as denúncias apuradas. “O INSS infelizmente não pode fazer nada nesse caso. Só podermos alertar a população para que não caia nessas conversas. O atendimento nas agências está sendo mudado para evitar transtornos e filas. Se alguém aparecer em casa, dizendo que é servidor, não acredite”, ressalta.

“Os serviços prestados pelo INSS estão disponíveis somente nas agências e, não é preciso a contratar pessoas ou escritórios para dar entrada num benefício do instituto”, completa Silvana.

Mais informações – PREVFone: 0800-780191, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo