As inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) foram prorrogadas até o dia 12 de agosto. São oferecidas cerca de 76 mil vagas para jovens entre 18 e 24 anos. As inscrições terminariam na semana passada.
Criado em 2005, o programa tem o objetivo de aumentar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que completaram a 4ª série, mas não concluíram a 8ª série, e não têm vínculo empregatício.
Durante doze meses, os alunos do programa têm aulas das disciplinas do ensino fundamental, língua inglesa e informática básica, além de qualificação profissional em nível de formação inicial. Eles desenvolvem também ações comunitárias.
A inscrição é feita apenas pela Central de Atendimento do ProJovem, no 0800 722 7777. Os alunos recebem um auxilio mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e às atividades previstas. No final do curso, os jovens passam por uma avaliação nacional e, se aprovados, recebem certificados de conclusão do ensino fundamental e de formação profissional inicial.