Insatisfeito, Amir Lando ameaça deixar o governo

Brasília – A insatisfação crescente do PMDB em relação à sua participação no governo levou o ministro da Previdência, Amir Lando, a ameaçar deixar o cargo nesta semana. Foi nesse clima que a cúpula peemedebista se reuniu ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar, de uma vez por todas, definir a participação do partido na base.

Na quarta-feira, depois de uma reunião de cinco horas para discutir o valor do salário mínimo, o ministro da Previdência teria deixado o Palácio da Alvorada irritado com o governo.

Segundo interlocutores ligados ao ministro, Lando se queixou pois sequer foi ouvido pelo presidente durante a reunião. No mesmo encontro, falaram os ministros do Trabalho, Ricardo Berzoini, ex-ministro da Previdência, e outros petistas, como o senador Paulo Paim (RS).

Lando teria manifestado seu desejo de deixar o cargo para o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que o convenceu a dar mais algum tempo, agora que o governo já atravessou a crise gerada com o caso Waldomiro Diniz.

Entre outras reclamações, o ministro da Previdência se queixa de não poder realizar mudança alguma no ministério, além de não conseguir fazer nomeações. A interlocutores próximos, Lando tem dito estar engessado no ministério e que, a continuar assim, prefere retornar ao Senado. O ministro também avalia que, na prática, Berzoini ainda continua exercendo influência no andamento do Ministério da Previdência.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo