O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai lançar no próximo mês um guia para orientar o consumidor sobre como ler as informações contidas na etiqueta veicular, de acordo com o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular da entidade, Marcos Borges. O objetivo é permitir que o consumidor compare a eficiência energética de veículos de uma mesma categoria.
“A nossa intenção é lançar (o guia) no dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor”, disse Borges durante debate sobre automóvel e consumo, nesta terça-feira, em São Paulo. Ele afirmou que o material está em fase de aprovação. “O guia é basicamente o seguinte: por que existe esse programa (de etiquetagem), por que é bom para você (consumidor), onde fica localizada a etiqueta no veículo e como ler as informações.”
Questionado sobre as razões de a GM não ter aderido ao programa, cuja participação hoje é voluntária, Borges disse não saber o motivo. “Mas em algum momento acreditamos que (a GM) vai entrar também, porque é bom para todos.” Ele afirmou que o programa vem ganhando adeptos e atualmente conta com 25 fabricantes no País.