O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, disse que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) tem condições de fiscalizar a qualidade dos produtos importados, mesmo com o aumento das compras externas do Brasil.
Segundo Ramalho, o Inmetro, "certamente", já está verificando o problema de segurança com os brinquedos da Mattel, que está retirando mais de 2 milhões de peças vendidas no mercado mundial e 850.000 no Brasil. Os brinquedos estão sendo recolhidos por possuírem peças – como ímãs que se soltam – que ameaçam a segurança e a saúde das crianças.
Falando do aumento das importações em geral, Ramalho afirmou: "O Inmetro está com um programa de ampliação do seu quadro de pessoal, e acreditamos que ele vai estar, sim, em condições de acompanhar também as exigências que devem ser feitas para os produtos importados." Questionado se os problemas com os brinquedos da Mattel, fabricados na China, não põem em xeque a competência do Inmetro, o secretário respondeu: "Este é um caso que eu não conheço com profundidade. Não poderia dizer isso".