Rio de Janeiro – O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai passar a dar certificados de qualidade aos equipamentos de segurança no trabalho. Um convênio de cooperação técnica foi assinado nesta sexta-feira (21) entre o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o presidente do Inmetro, João Jornada.
Segundo Carlos Lupi, os auditores do ministério não têm padrões para basear as fiscalizações, o que significa demora na obtenção de resultados. ?Com esse convênio, nós estamos dando condições para a nossa fiscalização na área de segurança do trabalhador. Esse selo de qualidade do Inmetro pode ser feito a partir do momento da fabricação. Com isso, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho ao ir na empresa e vendo que está sendo utilizado aquele equipamento que tem o carimbo do Inmetro, tem a tranqüilidade de que a qualidade está garantida?, explicou Lupi.
O presidente do Inmetro informou que os primeiros equipamentos a serem certificados serão aqueles ligados à proteção individual do trabalho, como luvas, capacetes, cinturões de segurança e óculos de proteção, os equipamentos mais usuais e onde têm ocorrido problemas.
?O que nós vamos fazer é propiciar um instrumento formal para demonstrar o adequado grau de confiança de que esses equipamentos estão nos limites aceitáveis de segurança e de funcionamento correto?, disse.
Jornada prevê os primeiros certificados estarão prontos no primeiro trimestre de 2008.