Inmetro começa campanha nacional de fiscalização de roupas femininas

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inicia esta semana a Operação Especial do Dia das Mães. Com a chegada da data comemorativa, o instituto fará fiscalização de produtos têxteis de moda feminina em todo país e verificará informações obrigatórias que devem estar incluídas nas etiquetas. A operação é anual e contará com mais de 120 agentes.

A fiscalização dos produtos será feita em lojas de moda feminina e serão verificadas informações como dados do fabricante, indicação de tamanho, país de origem, composição têxtil e cuidados de conservação. Caso os produtos tenham algum tipo de irregularidade, a loja poderá receber multa, que varia de R$100 a R$60 mil, e terá até dez dias para se defender junto ao Inmetro.

De acordo com Marcelo Monteiro, gerente da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade do Inmetro, a etiquetagem é o principal problema. “As informações obrigatórias contidas nas etiquetas podem ajudar na identificação da origem de produtos se, por exemplo, uma pessoa tiver reação alérgica a algum componente”, explicou.

Os institutos de Pesos e Medidas estaduais farão a fiscalização nos estados, enquanto o Inmetro fará no Distrito Federal. Segundo o gerente, na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais, a fiscalização será mais intensa devido à grande quantidade de produtos ofertados. Os consumidores podem apresentar denúncia por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna