A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou nesta quinta-feira (20) que seu plano de ação para este final de ano está concluído e prevê a criação de Núcleos de Acompanhamento e Gestão Operacional nos principais aeroportos durante a alta temporada e, se necessário, nos momentos de atrasos generalizados de vôos. O objetivo da Operação Verão 2008 é tentar evitar transtornos aos passageiros, num período de grande demanda.
"Estamos trabalhando com medidas preventivas para garantir maior conforto ao usuário, principalmente nesta época", explica o presidente da estatal, Sérgio Gaudenzi. Os núcleos irão atuar em conjunto com o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA).
Um manual de procedimentos já foi aprovado com as principais orientações aos aeroportos: monitoração constante das salas de embarque, atenção para a pronta acoplagem e desacoplagem das pontes de embarque, verificação da inserção – pelas companhias aéreas – de informações referentes aos vôos e checagem do funcionamento das esteiras de bagagem, dentre outras.
De acordo com a Infraero, o núcleo de Brasília funcionará como uma sala de gerenciamento 24 horas, onde cada situação deverá ser solucionada em um tempo mínimo. Gerentes de segurança, operações, manutenção, imprensa e supervisores vão se revezar em escalas. Eles irão acompanhar o funcionamento dos principais aeroportos – Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Tom Jobim, no Rio; e Juscelino Kubitschek, em Brasília – por um check list diário enviado pelos aeroportos.
Relatórios
Todo o processo ficará sob a responsabilidade do diretor de Operações da Infraero, o tenente-brigadeiro do ar Cleonison Nicácio Silva. Ele explica que pessoas chave irão receber relatórios constantes sobre o funcionamento dos estacionamentos, dos balcões de check in, dos saguões e das salas de embarque, além dos sistemas de informações e das áreas de inspeção de bagagens (raio-X).
No surgimento de situações anormais, a recomendação é que as equipes de plantão informem aos núcleos para que a solução possa ser aplicada imediatamente, evitando o efeito cascata sobre outros aeroportos.