Infraero informa que pilotos evitam pousar em Congonhas

O último boletim da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informa que das 78 partidas programadas no Aeroporto de Congonhas, 30 foram canceladas e oito tiveram atrasos superiores a uma hora. Até as 9h28, devido ao forte nevoeiro, o aeroporto estava operando com auxílio de instrumentos para pousos. De acordo com informações da Infraero, neste período, ficou a critério de cada comandante realizar ou não pousos no aeroporto. Todos os pilotos decidiram pousar em outros aeroportos, sendo que 10 decidiram aterrissar em Guarulhos, seis no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e um decidiu voltar ao Rio de Janeiro, de onde o vôo havia saído.

Às 9h29, houve melhora do teto, e às 9h47 foi realizado o primeiro pouso em Congonhas, da Companhia aérea TAM, procedente de Porto Alegre. Neste momento, o aeroporto opera apenas com a pista auxiliar já que a pista principal, por onde passou a aeronave da TAM que se chocou com o edifício da TAM Express na última terça-feira, permanece fechada.

Apesar do superintendente de Empreendimento de Engenharia da Infraero, Armando Schneider Filho, ter garantido, em entrevista coletiva concedida na última quarta-feira, que a partir de hoje a pista principal voltaria a funcionar, não há qualquer previsão de quando a pista poderá ser reaberta.

Os balcões de check-in da BRA e Ocean Air informam também que todos os vôos previstos para decolar de Congonhas de ontem até domingo foram transferidos para Guarulhos, até segunda ordem. O comunicado alega que o motivo são "problemas operacionais".

Questionada pela reportagem, uma das atendentes explicou que a diretoria da BRA tomou a decisão por precaução, já que considera a pista auxiliar muito pequena para operar os vôos da companhia. Segundo ela, a partir de segunda-feira, com a perspectiva de abertura da pista principal, os vôos devem voltar a operar normalmente em Congonhas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo