Infarto mata humorista Bussunda, 43 anos

Foto: Futurapress/Arquivo

Bussunda, ao lado Ronaldo, caracterizado como um de seus personagens: o Ronaldo Fofômeno.

O humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda do Casseta & Planeta, morreu ontem na Alemanha, vítima de enfarte. O humorista havia se sentido mal na sexta-feira após participar de uma partida de futebol perto do hotel onde o elenco do programa estava. Ontem pela manhã voltou a se sentir mal e teve uma parada cardíaca no hotel onde estava hospedado, na cidade de Parsdorf, perto de Munique. O grupo estava na Alemanha para gravar um especial sobre a Copa do Mundo e Bussunda atuava como Ronaldo Fofômeno, em referência a Ronaldo Fenômeno.

 Prestes a completar 44 anos, Bussunda era tido por seus colegas como o exemplo de alguém de "alto astral". "Acho até que sua alegria dificultou o diagnóstico do problema, pois ele nunca queria incomodar ninguém e não queria atrapalhar as gravações. Ele era um Buda criativo e pacificador", disse Cláudio Manuel, um dos humoristas do Casseta e que conhecia Bussunda desde os 10 anos. "Chegamos a morar juntos e trabalhávamos lado a lado há 26 anos." Caçula do grupo, era casado e deixou uma filha de 13 anos.

No começo da tarde o corpo de Bussunda havia sido liberado e foi embarcado ainda ontem para o Rio. O velório, que começa às 10h de hoje, será no ginásio Hélio Maurício, na sede do Flamengo, na Gávea, no Rio. O humorista era um torcedor fanático do Clube de Regatas do Flamengo e já havia participado de várias campanhas para ampliar o número de sócios. O clube decretou luto oficial por três dias.

Tanto Manuel como o humorista Hélio de la Peña não sabiam dizer qual seria o futuro do Casseta & Planeta. "Não sei como vai ser ir para a redação e não vê-lo", disse Manuel. "Não temos condição de pensar nisso agora. Acredito que vamos fazer um esforço para continuar trabalhando, mas temos de ver a reação de cada um do grupo", disse De la Peña. A única certeza é que um programa será exibido com os melhores momentos do humorista, homenagem àquele que era um dos líderes do grupo.

Na sexta-feira, Bussunda gravou uma passagem em Munique como repórter enquanto Cláudio Manuel imitava o atacante Tevez, da Argentina. Depois passou por uma cervejaria para assistir a um jogo. Ao chegar de volta ao hotel, foi jogar uma partida de futebol com o restante do grupo. Mas depois de 30 minutos pediu para atuar como goleiro porque não estava bem.

Na volta ao hotel, a poucos metros do campo, voltou a se sentir mal. Na manhã de ontem, após o café da manhã, foi atendido por paramédicos que estavam no hotel. Mas acabou tendo o enfarte na frente dos médicos, às 8h30. Nos corredores do hotel, o desespero se abatia sobre os amigos.

O cardiologista Flávio Cure Palheiro, médico de Bussunda havia oito anos, disse que o humorista não tinha problemas cardíacos. "O único fator de risco para a doença coronariana é a história genética e o colesterol alto", afirmou o médico. A mãe do humorista, Helena Besserman Vianna, morreu de enfarte há quatro anos.

Carreira começou no Casseta Popular

São Paulo (AE) – O humorista carioca Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, iniciou a carreira na década de 80, com o jornal Casseta Popular, que fez sucesso principalmente no Rio de Janeiro ao combinar crítica política, de comportamento e sátiras.

Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bussunda foi convidado a trabalhar no tablóide. Dois anos depois, Bussunda e o grupo foram chamados pela Rede Globo para escrever os roteiros do programa TV Pirata. A Globo extinguiu o TV Pirata em 1990, mas a trupe se manteve reunida no grupo Casseta & Planeta, que em 1997 se tornou programa semanal da emissora.

 Ao todo, Bussunda participou com a trupe em 11 livros, três discos, um filme e uma peça de teatro. Além do programa, Bussunda tinha outras ocupações paralelas, como jornalista. Ele foi o "Casseta" mais solicitado em campanhas publicitárias. Também participou dos desenhos da série Shrek, como dublador do personagem-título.

Seu irmão, o economista Sérgio Besserman Vianna, é o atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lula divulga pesar pela morte

Brasília (AE) – A Presidência da República divulgou ontem cedo nota de pesar pela morte do humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda. Na nota oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca a criatividade e irreverência do humorista do Casseta e Planeta. "Foi com espanto e pesar que recebi a notícia da morte do humorista Bussunda. Ele era um grande artista, jovem símbolo da criatividade e irreverência brasileiras. A seus familiares, amigos e colegas de trabalho, deixo o meu profundo sentimento de solidariedade e desejo-lhes toda força e paz necessárias neste momento de tristeza."

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo