Brasília (ABr) – Cerca de 37 mil índios de 12 estados brasileiros devem ser vacinados por campanha da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A vacina deve chegar a 900 aldeias e tem como prioridade imunizar crianças, mulheres em idade fértil, gestantes e maiores de 60 anos. São cerca de 286 mil doses contra doenças como varíola, poliomelite, hepatite, rotavírus e febre amarela.

continua após a publicidade

O presidente da Funasa, Paulo Lustosa, explicou que existe uma vacinação de rotina voltada aos índios, mas a campanha tem o diferencial de chegar a locais mais distantes. ?A definição de prioridades foi exatamente àqueles locais onde há baixas coberturas vacinais, certas aldeias onde existe uma fragilidade de informações sobre imunizações e onde se faz necessário estruturar uma vacinação de rotina?, afirma.

A vacinação tem sido bem recebida pelos indígenas, de acordo com Paulo Lustosa. Apesar da diferença cultural, ele assegura que há conscientização dos caciques, pajés e índios em geral para a importância da vacinação. ?Mais e mais as populações indígenas estão em busca de atendimento de saúde sempre preocupadas em compatibilizar a sua cultura, suas peculiaridades, conhecimentos e sua medicina peculiar com a medicina tradicional dos brancos.? Iniciada em 24 de abril, a campanha de imunização vai até 26 de maio.

continua após a publicidade