Um incêndio de proporções gigantes já destruiu quase a metade do Parque Nacional de Ilha Grande, na região noroeste do Paraná. Já são oito dias de fogo intenso e as chamas seguem destruindo tudo que encontram no caminho.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por administrar o parque, ainda não é possível apontar o que deu início às chamas, que já destruíram 36 mil dos 76 mil hectares do parque.
Bombeiros do próprio parque, além de unidades das cidades de Altônia, Umuarama e Cascavel trabalham no combate às chamas.
Cadê a chuva?
O tempo seco e os fortes ventos na região contribuem para a rápida expansão das chamas. Desde o dia 16 de julho a região não tem chuva. Segundo o Simepar, a previsão para a região onde o parque está localizado é de tempo seco pelo menos durante as próximas duas semanas.
Sítios históricos e arqueológicos
A região onde está o Parque Nacional de Ilha Grande tem sítios históricos e arqueológicos importantes para a compreensão da ocupação humana no sul do Continente Americano. Quem visita o local pode contemplar uma beleza incrível formada por lagoas, várzeas e ilhas. O parque tem passeios de barco como opção de lazer, além da observação de pássaros pela grande diversidade existente, como no Paredão das Araras, lugar de contemplação que permite o abrigo de várias aves.
‘Inventor’ do buffet em Curitiba resiste ao tempo no Mercado Municipal