Imprensa latino-americana destaca vitória de Lula

Os resultados das eleições no Brasil foram destaque na imprensa latino-americana. O diário cubano Granma publicou o artigo “27 de Outubro, um dia para celebrar”. “O que todos esperávamos se fez realidade”, afirmou o periódico. “O novo presidente, que não se envergonha de ser amigo de Cuba e opositor do neoliberalismo, disse que trabalhará para reverter a enorme dívida social acumulada com o povo.”

O venezuelano El Universal publicou a reportagem “Lula coroa sonho presidencial”, e o compara ao ex-presidente chileno Salvador Allende. “Tanto Lula como Allende se converteram em porta-vozes dos oprimidos e fizeram da justiça social sua principal bandeira.”

Já o mexicano La Jornada traz uma foto gigantesca de Luiz Inácio Lula da Silva, de cima abaixo da primeira página, com a palavra “Chegou”. Em única coluna, o jornal informa que Lula se transformou no presidente eleito com mais votos na história do Brasil.

Festa

A enviada especial do La Jornada relata a festa do PT na Avenida Paulista, em São Paulo, e informa que o primeiro grupo a felicitar Lula foi a federação de bancos. O também mexicano Reforma destaca a manchete “Lula arrasa no Brasil”. O jornal, um dos mais importantes da área econômica, informa que a ex-prefeita da Cidade do México Rosário Robles, do Partido da Revolução Democrática (PRD), declarou que a vitória da esquerda no Brasil deve ser interpretada como uma rejeição da sociedade ao modelo neoliberal.

O jornal chileno El Mercúrio destaca a “incontestável vitória” de Lula. “Um operário na presidência do Brasil”, é a manchete. O Los Tiempos, da Bolívia, dedica metade de sua primeira página para as eleições brasileiras com a manchete “Vitória arrasadora de Lula no Brasil”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo