As imagens das câmeras de segurança da Lagoa Rodrigo de Freitas não permitem identificar quem esfaqueou o médico Jaime Gold, morto na quarta-feira passada. Os filmes mostram os dois autores do crime em uma única bicicleta, mas as imagens são distantes e pouco nítidas.

continua após a publicidade

Hoje, o Ministério Público (MP) pediu a internação do adolescente de 16 anos, detido na quinta-feira, por crime análogo a latrocínio (roubo seguido de morte). Em depoimento, o rapaz voltou a negar participação no caso.

O inquérito encaminhado ontem ao MP se baseia no reconhecimento feito por uma testemunha, por fotos. A equipe que investiga o crime diz que, mesmo sem imagens claras, é possível ver que o tipo físico e a cor da pele da pessoa que aparece nos vídeos são iguais ao do suspeito.

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ), Breno Melaragno, o reconhecimento indireto, feito só por imagem, fragiliza as conclusões da investigação. Segundo ele, o ideal é que tivesse sido feito o reconhecimento direto, quando, em uma sala de testemunhas com vidro fumê, o suspeito é apontado entre outras pessoas com o mesmo tipo físico e roupas parecidas. “Não é que seja ilegal, mas a polícia não fazendo (o reconhecimento direto), deixa de fornecer elementos para o MP. Uma denúncia baseada no reconhecimento indireto é bem mais frágil.”

continua após a publicidade

O advogado Alberto Júnior disse hoje que o adolescente estava na favela de Manguinhos (onde mora, na zona norte) na hora do crime. A mãe dele, a catadora de material reciclável Jane, acompanhou o interrogatório do filho e deixou a 2ª Vara da Infância e Juventude amparada e chorando. “Ela nunca abandonou esse filho. Acompanho a luta dela no dia a dia, ela procurou ajuda para mantê-lo na escola”, disse Patrícia Evangelista, presidente da ong Mulheres de Atitude.

O laudo do Instituto Médico Legal mostra que as facadas desferidas pelos assaltantes atingiram o pulmão e o rim esquerdos de Gold. Foram quatro facadas. O médico morreu por causa de hemorragia decorrente das perfurações.

continua após a publicidade

Um casal de chineses foi assaltado com uma faca na manhã de ontem na Avenida Atlântica, em Copacabana. Thiago Ferreira dos Santos, de 29 anos, foi preso por policiais com o celular das vítimas. Os PMs foram alertados por pessoas que viram o crime. Ele já foi detido por roubo, furto, ameaça e porte de arma branca.