Aracaju, SE (AE) – Os cerca de 600 moradores do povoado Pau de Leite, no município de Simão Dias, a 110 quilômetros de Aracaju, só têm um assunto. No domingo passado apareceu um líquido vermelho com se estivesse saindo dos dedos de Santa Luzia, cuja imagem está num quadro pregado na parede. A novidade mudou a rotina do casal católico José Antônio das Virgens e Aliete Ribeiro Sales, donos do quadro, pois a comunidade está fazendo romarias para a residência por acreditar estar diante de um milagre da santa protetora dos olhos.
O quadro, fixado na parede mede cerca de 50 centímetros de altura por 30 de largura e pertencia à Júlia Celina de Jesus, mãe de José Antônio das Virgens, falecida há mais de 20 anos. Pelos cálculos de Antônio das Virgens o quadro tem cerca de 30 anos de fabricação e está entre uma réplica do desenho da ?Última Ceia?, de Leonardo da Vinci, e outro quadro, também, de Santa Luzia, ambos em formato de relógio.
A nova atração do povoado, que ainda não tem nenhuma comprovação científica, movimentou quase toda a população. Para comportar tantos curiosos na casa de 10 cômodos, a católica Aliete tomou a providência de afastar a mesa da sala para o canto e a televisão que era o centro das atenções da sala, tornou-se objeto de segundo plano e não foi mais ligada.
A posição da Igreja Católica para o fenômeno em Pau de Leite é de prudência, segundo o padre Humberto da Silva, da igreja de Simão Dias. ?A Igreja nunca vai imediatamente diante de um fenômeno como esse dizer que é algo espiritual ou provocado por alguma força superior?, afirma.