A Igreja Católica está sendo a instituição que combate a pedofilia mais abertamente e com maior rigor em todo o mundo, disse hoje o cardeal Dom Cláudio Hummes. “(A pedofilia) é um problema gravíssimo e intolerável”, afirmou Dom Cláudio.
“Ao meu ver, a Igreja está sendo aquela instituição no mundo que mais abertamente e com maior rigor está combatendo esse crime, esses delitos, que são inaceitáveis.”
Dom Cláudio é enviado especial do Papa para o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que começa amanhã em Brasília. A declaração de hoje foi feita após e encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Centro Cultural Banco do Brasil.
Dom Cláudio mostrou-se favorável à cartilha sobre pedofilia, que será elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de guiar o episcopado a combater os casos.
“Isso é positivo, porque ajudaria todos os bispos a ter um procedimento idêntico para todos aqui no Brasil, como normalmente já vem sendo feito em outros países.”
O cardeal ainda conversou com Lula sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos. “Haverá uma revisão desse tópico aborto, como também da questão dos símbolos religiosos, haverá uma revisão do texto, certamente”, disse Dom Cláudio.
O decreto que instituiu o programa previa o desenvolvimento de mecanismos para “impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União”.