Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Ibope, com 2000 entrevistas, feitas entre 14 e 17 de novembro, revela que a torcida positiva pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva é maior do que o índice de pessoas que votaram no petista. Com margem de erro de 2,2%, Lula obteve 67% de expectativa positiva para seu governo. No segundo turno, Lula foi eleito com 58% dos votos.

As expectativas de um governo “regular” são de 21%, enquanto apenas 4% esperam um governo ruim. Nove por cento das pessoas não souberam opinar. Outros números da pesquisa apontam que 8% da população acredita que Lula vai cumprir todas as suas propostas, somados aos 48% que acham que seu governo cumprirá a maioria das propostas. Outros 34% acreditam que ele cumprirá uma minoria de suas propostas.

De acordo com a pesquisa, 74% confiam no governo Lula, contra 20% de entrevistados que não confiam. Em relação ao governo FHC, 23% acham que o governo Lula vai melhorar muito a situação do país, enquanto 50% acham que vai melhorar um pouco. Apenas 15% acreditam que não vai haver mudança.

O combate à fome, ao desemprego e o aumento de salários lideram os temas que devem ser priorizados pelo governo, segundo os entrevistas. São 24%, 17% e 10%, respectivamente.

Nos primeiros dias de sua eleição, o atual presidente Fernando Henrique Cardoso detinha 52% de expectativas para seu primeiro governo. Trinta dias depois de sua posse, este número era de 44%.

continua após a publicidade

continua após a publicidade