São Paulo – A imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o sistema político brasileiro em geral já começou a sofrer abalos significativos junto a líderes empresariais, de acordo com uma pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. No levantamento, que contou com a participação de 401 executivos que ocupam cargos de alto poder de decisão, a maior parte dos entrevistados atribui a Lula características como inexperiência (80%), despreparo (69%) e ineficiência (64%).
Além disso, uma parcela significativa dos participantes também descreve o presidente como dependente e indeciso (49%), corrupto (47%), alguém que não cumpre o que promete (47%), incompetente (45%), inseguro (42%), não confiável (35%), desonesto (30%), sem determinação (26%) e ultrapassado (18%).
Entre as características positivas do presidente citadas pelos entrevistados estão principalmente, bem intencionado (52%) nacionalista (47%), preocupado com o social (46%) e trabalhador (20%). Em todos os outros casos, os votos positivos representaram menos de 15% dos participantes.
Como reflexo desse abalo, boa parte dos entrevistados também questionou a capacidade de Lula de se reeleger em 2006. Nesse caso, apenas 16% acreditam na reeleição. Para outros 16% é provável que isso não ocorra, enquanto 46% acreditam que é provável que o presidente não consiga se manter no cargo. Seus concorrentes mais fortes nessa disputa seriam o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (42%), o prefeito de São Paulo, José Serra (22%), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (13%) e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (10%).
Além disso, 80% dos empresários entrevistados pelo Ibope acreditam que a crise vai interferir na gestão dos negócios, sendo que para 41% esse impacto será muito forte. "Já está havendo uma preocupação quanto à gestão como um todo da organização", acrescentou Nelson Marangoni diretor do Ibope Soluton. Ele lembrou, também, que é provável que essa preocupação esteja ainda mais acentuada atualmente, já que os dados foram coletados até o dia 2 de agosto, antes, por exemplo, do depoimento do publicitário Duda Mendonça à CPI dos Correios, que aproximou a atual crise do Palácio do Planalto.
