Rio
– Pesquisa Ibope divulgada ontem pelo Jornal Nacional mostra o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, 29 pontos à frente do candidato José Serra (PSDB). O petista aparece com 60% do total das intenções de voto e o tucano com 31%. Outros 4% declararam voto branco ou nulo e 5% não souberam opinar. A pesquisa reflete em parte o início do horário eleitoral. Foram entrevistados 3 mil eleitores entre os dias 12 e 14 em 203 municípios.Na distribuição de votos por regiões, a maior diferença entre os candidatos aparece na região Nordeste e a menor na região Sul. Na região Norte, Lula tem 57% das intenções e Serra 36%; na região Nordeste, Lula tem 64% e Serra 30%; na região Sudeste, Lula tem 61% e Serra 27%; e na região Sul, Lula tem 54% e Serra 38%. Considerando apenas os votos válidos – excluídos brancos, nulos e indecisos -, Lula aparece com 66% dos votos e Serra com 34%. Na última pesquisa Datafolha para presidente, o candidato do PT aparece com 58% das intenções de voto e José Serra (PSDB) com 32% das intenções de voto. Considerando apenas os votos válidos, Lula atinge 64% e Serra 36%.
Segundo os dados oficiais do TSE, o petista teve 46,44% e o peessedebista 23,20% dos votos válidos no primeiro turno. Em outra disputa entre tucanos e petistas, no maior colégio eleitoral do País, em São Paulo, o PSDB saiu na frente. Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na liderança da disputa do segundo turno ao governo do Estado, com 50% das intenções de voto. O candidato do PT, José Genoino, aparece nove pontos atrás do tucano com 41%. A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 11 e 13 e a margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos.
De acordo com o Ibope, 4% dos eleitores disseram que vão votar em branco ou nulo e 5% não sabem ou não quiseram opinar. Considerando apenas os votos válidos – excluídos brancos, nulos e indecisos -, Alckmin aparece com 55% dos votos e Genoino com 45%. A pesquisa ainda não reflete o impacto do horário eleitoral, uma vez que foi encerrada no domingo. Os número do Ibope são semelhantes ao da última pesquisa Datafolha, divulgada no domingo. Nesta, Alckmin aparece 8 pontos à frente de Genoino. O tucano aparece com 50% da disputa de intenção de voto, enquanto o petista aparece com 42%. Nos votos válidos, o percentual do tucano sobe para 55% e o do petista, para 45%.
Enquanto Lula criticava a alta dos juros, o comando tucano reuniu-se ontem para avaliar os estragos que a medida do governo feita para conter a alta do dólar terá sobre a campanha de José Serra. Depois de amargar prejuízos políticos com a alta do dólar, o aumento dos preços do gás de cozinha e da gasolina, o comando da campanha presidencial de Serra acredita que, desta vez, o candidato poderá escapar dos efeitos de mais uma medida impopular do governo: a alta dos juros definida de surpresa pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na segunda-feira. “Pelo menos em princípio, não houve repercussão alguma na questão eleitoral”, revelou hoje o coordenador da agenda de Serra, deputado Alberto Goldman (PSDB-SP).