IBGE: Número de servidores municipais cresce 31,7%

O número de funcionários públicos municipais cresceu bem mais que a população entre 2005 e 2012, mostra pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic 2012) divulgada nesta quarta-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em sete anos, aumentou em 1,5 milhão o número de contratados das prefeituras, somando concursados e comissionados, passando de 4,767 milhões de servidores para 6,280 milhões – aumento de 31,7%. A população cresceu 7,2%, passando de 183,383 milhões para 196,526 milhões de habitantes. Em 2005, 2,6% da população total do País eram funcionários públicos municipais, proporção que passou para 3,2% em 2012.

Embora tenha crescido em número absoluto, a participação dos funcionários na administração indireta (fundações, autarquias, empresas de economia mista)caiu. “Os municípios vêm extinguindo órgãos da administração indireta. Alguns funcionários, especialmente os concursados, são remanejados para a administração direta”, diz a técnica do IBGE Vania Pacheco.

Para Vania, o aumento do número de servidores, por si só, não é um dado negativo ou positivo. “A população aumenta, as obrigações aumentam e as prefeituras precisam de pessoal. Não é bom nem ruim, não quer dizer que um município seja bem ou mal gerido”, diz Vânia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo