Ibama tenta resgatar caminhões retidos por índios no Pará

Uma força-tarefa de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seguiu ontem para a Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará, na tentativa de resgatar caminhões retidos por índios da etnia Tembé. De acordo com o órgão, os indígenas mantêm no interior da reserva, onde há conflito entre os indígenas e madeireiros, um comboio de caminhões flagrados retirando madeira ilegalmente da floresta, além de tratores e motosserras.

“Pretendemos apreender todo o material usado no desmatamento. Os veículos e a madeira ilegal serão levados para Belém”, disse o coordenador da operação, Alex Lacerda. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada.

Na terça-feira, 16 suspeitos de desmatar a reserva foram presos por policiais civis e militares, que também apreenderam motosserras, duas armas, dois caminhões carregados de toras e um carro.

Segundo o cacique Sérgio Tembé, os madeireiros aproveitaram a realização da 10º Edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que aconteceu em Paragominas de 30 de outubro a 7 de novembro, para invadir a reserva. Desde então, faziam a derrubada da mata.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo