Iata: tráfego aéreo de passageiros cai 9,6% em fevereiro

O tráfego aéreo global de passageiros caiu 9,6% em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Uma vez que 2008 foi um ano bissexto, a queda do número de passageiros após ajuste foi de 6% em fevereiro ante fevereiro de 2008.

A Iata informou também que o tráfego aéreo global premium (primeira classe e classe executiva) caiu pelo nono mês consecutivo ao registrar recuo de 21,1% em fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, à medida que os passageiros optam por assentos mais econômicos. O declínio no tráfego aéreo global premium se acelerou em fevereiro, já que a queda havia sido de 16,7% em janeiro deste ano e de 13,3% em dezembro do ano passado.

O declínio do tráfego aéreo premium é um golpe particular para as empresas aéreas que dependem da venda de passagens de primeira classe e classe executiva para gerar uma parte significativa de seus lucros. A Iata alertou que o desempenho financeiro das empresas aéreas pode ter sofrido forte pressão no primeiro trimestre deste ano por causa da redução da receita, exacerbada pelo corte das tarifas premium a um ritmo acelerado desde novembro de 2008. “Nós estimamos que as receitas premium diminuíram cerca de 30% em fevereiro”, disse a entidade.

O mesmo comportamento de queda foi apresentado pelo tráfego aéreo global na classe econômica, que teve redução de 8,3% em fevereiro ante fevereiro de 2008, depois de ter registrado queda de 4,7% em janeiro.

Porém, segundo a Iata, existe esperança de que o declínio possa se aproximar do seu nível mais baixo nos próximos meses, especialmente no segmento premium. “Um bom sinal de que o piso da queda do tráfego premium está se aproximando foi mostrado pelo pequeno declínio nos mercados do Leste Europeu”, onde houve redução de 19,6% em fevereiro, comparado com mais de 21% de queda em janeiro, afirmou a Iata.

O enfraquecimento do transporte de passageiros em rotas de longa distância, porém, significa que a distância média percorrida está diminuindo. O tráfego medido em receita por passageiro por quilômetro (RPK) caiu 10,1% em fevereiro.

EUA

As empresas aéreas dos Estados Unidos transportaram 11% menos passageiros em janeiro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Departamento de Transportes norte-americano (DoT). Segundo o departamento, as companhias reduziram a capacidade nos últimos meses em resposta ao recorde registrado pelos preços do combustível no ano passado e em razão da recente queda da demanda, que vem gerando expectativa de que as empresas terão de cortar ainda mais capacidade.

O Escritório de Estatísticas de Transporte do DoT afirmou que as companhias aéreas tiveram 12% menos passageiros no mercado doméstico e 7,2% menos no internacional. A taxa de ocupação (load factor) média foi de 73% em janeiro, o que representa uma queda de 0,9 ponto porcentual ante janeiro de 2008. As informações são da Dow Jones.