Preocupado com o anúncio de nova paralisação dos controladores de vôo durante os Jogos Pan-Americanos, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio, Alfredo Lopes, pediu que o governo decrete a greve como ilegal. "O presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) mandou que a crise acabasse em 48 horas e já se passaram seis meses. O governo tem que agir imediatamente e decretar a greve ilegal", pediu ele.

continua após a publicidade

Para Lopes, Lula deveria agir como o ex-presidente americano Ronald Reagan, que uma vez foi pressionado pelos aeroportuários de greve. Ele fez concurso, treinou paralelamente uma equipe de controladores e, quando estavam prontos, demitiu os grevistas. "Estabilidade tem limites", pediu Lopes.

Em sua opinião, mesmo com todos esses meses de caos aéreo, a população vem demonstrando paciência com os aeroportuários, porque entende que eles trabalham sob muita pressão, com um alto nível de responsabilidade e têm pouca infra-estrutura e má remuneração. "Mas eu não esperava que eles fossem parar durante o Pan. Se isso realmente acontecer, haverá graves prejuízos para o turismo. É uma inconseqüência. O governo vem agüentando, mas agora não dá mais", analisou Lopes.

continua após a publicidade