O filho de uma paciente que ficou internada no Hospital de Clínicas de Botucatu, em São Paulo, irá receber uma indenização de R$ 100 mil após um caso ocorrido em 2012. Naquela época, uma idosa que estava internada no local foi atacada por outra paciente e teve um olho arrancado. A decisão é do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Segundo o processo, na época a paciente tinha 52 anos e se recuperava de uma cirurgia quando teve um surto, agredindo a vítima, de 75 anos. A idosa tinha sofrido um AVC e estava se recuperando e não teve chance de defesa por estar amarrada no leito. O órgão chegou a ser reimplantado, mas a vítima ficou cega.
“A saúde mental da agressora demandava cuidados especiais, o que torna incontroversa a falha ocorrida no dever de guarda e vigilância do qual está incumbido o apelante”, disse o relator da petição, o desembargador Nogueira Diefenthaler.
A agressão foi registrada pela Polícia Civil como lesão corporal gravíssima. A idosa faleceu no decorrer do processo, por isso seu filho ficará com a indenização.
O outro lado
O hospital afirmou respeitar a decisão e disse ainda que tomou as providências para esclarecimento dos fatos.
Com informações do G1.