São Paulo

– O horário de verão está em vigor desde a zero hora de hoje. À meia-noite, de ontem para hoje, os relógios foram adiantados em uma hora. A versão 2002/2003 terá 105 dias de duração, período 16% menor que o da edição anterior e o mais curto desde 92/93. O horário de verão acaba em 15 de fevereiro. O período menor deve fazer com que a redução de demanda por energia no horário de maior consumo -principal objetivo- seja menor.

Até anteontem, a Bahia, por decisão liminar da Justiça, estava fora do horário de verão. A Advocacia Geral da União informou que entrará com pedido de suspensão da liminar. Na edição passada do horário de verão, a redução de demanda por energia no horário de pico (17h-22h) foi de 4,5% nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  A expectativa é que neste ano o resultado seja 11% menor. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) estima que a redução da demanda nessas regiões seja de 4%.

A economia de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também deve ser um pouco menor do que a do horário de verão passado, quando se gastou menos 0,7% de energia. Para o próximo horário de verão, a expectativa é de economia de 0,6%.

continua após a publicidade

continua após a publicidade