Indicadores de saúde mostram que a cada 100 casos de câncer de mama diagnosticados em mulheres, um é verificado nos homens. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas no ano de 2010, 147 homens morreram em decorrência do câncer de mama no Brasil.
A idade média, nestes casos, está entre os 50 e 70 anos. “Embora a incidência da doença seja pequena nos homens, em comparação com as mulheres, o público masculino precisa ter conhecimento de que esta doença pode se manifestar neles, por isso, o cuidado deve ser constante”, alerta o mastologista credenciado da Paraná Clínicas, Helio Rubens de Oliveira Filho.
Os homens também têm glândulas mamárias, embora em menor quantidade do que as mulheres, mas que também podem gerar o câncer. Oliveira filho esclarece que a falta de informação sobre doença no público masculino faz com que a doença seja diagnosticada, na maioria das vezes, quando já está em estágio avançado. “Isso dificulta o tratamento e diminui as chances de sobrevida, por isso, é importante que os homens procurem sempre o seu médico e faça exames regularmente”, explica o especialista.
A principal orientação para os homens é observar qualquer alteração ou aparecimento de caroços próximos aos mamilos e, nestes casos, procurar rapidamente um especialista. Os fatores para o surgimento da doença são diversos e podem estar relacionados à genética, ambiente de trabalho, hormonal e maus hábitos alimentares, como dieta rica em gorduras.