A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) registrou apenas uma ocorrência até 0h40 do primeiro dia de desfiles das escolas de samba de São Paulo. De acordo com o delegado titular, Mauro Dias, um homem, com idade entre 30 e 40 anos, tentou se passar por um passista e, quando descoberto, avançou sobre os policiais. Segundo o delegado, ele apresentava sinais de embriaguez.
A ocorrência foi registrada no Centro de Controle Operacional Integrado. O detido foi autuado por desacato e resistência à prisão e logo depois liberado. Ele está obrigado a comparecer a uma delegacia para prestar depoimento, antes de seu caso ser levado á Justiça.
A Deatur é a responsável por todas as ocorrências dentro do sambódromo. Segundo o delegado Dias, a Deatur conta com efetivo de 30 policias por noite, em média por turno.
As ocorrências fora do sambódromo são de responsabilidade da Polícia Militar, que encaminha os casos à 13ª DP, na Casa Verde. Segundo os policiais de plantão, havia apenas registros de brigas isoladas.