Brasília – A senadora Heloísa Helena (Psol-AL) anunciou ontem, no plenário do Senado, que tem preparada uma representação para encaminhar ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, se o ministro da Previdência Social, Romero Jucá, reassumir o mandato. Heloísa não fará antes porque sabe que o fato de Jucá estar afastado do Senado resultaria no arquivamento da denúncia.
"Ele me trata muito bem, mas, diante de tantas denúncias sinto-me na obrigação de questionar se cometeu quebra de decoro parlamentar", alegou. Ela lembrou que o ministro da Previdência Social estava no exercício do mandato quando ocorreram algumas irregularidades de que é acusado. "É provável que ele continue ministro porque o padrão ético do governo é absolutamente deplorável", alegou. "Mas o Senado não pode fazer de conta que está tudo bem."
Heloísa disse que, quando falou da decisão a Jucá, ele respondeu que está tranqüilo, com respostas para todas as acusações. O senador Jefferson Péres (PDT-AM) apoiou a iniciativa. Segundo Péres, o fato de o governo agir "de maneira irresponsável, negociando nomes passíveis de denúncias de conduta criminosa", não é motivo para o Senado fazer o mesmo.