Brasília ? O principal tema na reunião, nesta quinta-feira (16/08), com a delegação norte-americana foi a de antecipar o acordo de certificação de aparelhos eletro-eletrônicos que envolvem o comércio entre Brasil e EUA. Dessa forma, os equipamentos já chegariam certificados no país comprador, diminuindo a burocracia. ?Isso é muito bom, porque os Estados Unidos são o grande mercado brasileiro do setor?, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

continua após a publicidade

Também foram apresentados às autoridades norte-americanas os principais projetos do Brasil no setor de comunicações. Participaram do encontro o coordenador para Comunicações e Políticas de Informação Internacional dos Estados Unidos, David Gross, e membros da agência reguladora do país, a Federal Comunnications Commission (FCC).

No encontro, o ministro ouviu experiências bem sucedidas dos Estados Unidos, como a conexão de 99% das escolas à internet e a implantação da primeira fase da TV Digital. Hélio Costa também apresentou projetos brasileiros de destaque nas áreas de serviços postais e inclusão digital.

?Queremos aprender com o que está acontecendo nos Estados Unidos e mostrar os nossos projetos. Essa reunião tocou em vários pontos estratégicos e foi extremamente importante para aprofundar o relacionamento entre os países, tanto técnica quanto politicamente?, disse Hélio Costa.

continua após a publicidade