brasil

Helder Barbalho: governadores da Amazônia Legal pedirão ajuda do governo federal

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse nesta sexta-feira, 23, que todos os Estados da região da Amazônia Legal concordaram em solicitar ao governo Bolsonaro o envio das Forças Armadas para combater focos de incêndio e crimes ambientais.

Segundo Helder, uma carta foi aprovada pelos governadores e será publicada ainda hoje. Depois, cada Estado terá de formalizar o pedido ao governo federal.

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta tarde decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem em Estados que solicitarem apoio. A determinação valerá por um mês, a partir deste sábado, 24, até 24 de setembro, e será direcionada a áreas de fronteira, indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas. O decreto foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O governador do Pará disse à reportagem que, por sugestão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, deverá pedir ainda envio de tropa da Força Nacional de Segurança Pública.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo